É o maior constituinte da cartilagem, promovendo estrutura, retenção de água e nutrientes, permitindo que outras moléculas se movam através da cartilagem.
A produção de Condroitina Sulfato é essencial para o crescimento da cartilagem e seu reparo. No entanto, o processo de produção desta substância declina com a idade, sendo também rompida devido ao estresse ou dano. Sem Condroitina Sulfato suficiente a integridade da cartilagem declina seriamente. A produção anormal de radicais livres devido a diversos fatores, incluindo dieta, inflamação e infecção promovem a liberação em excesso de enzimas que degradam a cartilagem e inibem a produção de proteoglicanos e Condroitina Sulfato. A produção de Condroitina Sulfato é também inibida por deficiências nutricionais e principalmente por drogas antiinflamatórias e corticosteróides, constantemente prescritas para o tratamento de artrite.

A suplementação de Condroitina Sulfato inibe as enzimas que degradam a cartilagem e outras enzimas que possam bloquear o transporte de nutrientes pela cartilagem, em adição aos benefícios da reposição de nova cartilagem e aporte de nutrientes.

Além de aumentar a síntese de glicosaminoglicanos e reduzir a degradação da glucosamina, a condroitina age inibindo a interleucina-1, com grande atividade na degradação do colágeno tipo II. Seus efeitos sobre a PGE2 e o óxido nítrico são mais variáveis; no entanto, têm a capacidade de aumentar a viscosidade do líquido sinovial através do aumento na concentração de ácido hialurônico.

É um importante adjuvante no tratamento da osteoartrite e suas complicações, utilizado como preventivo da aterosclerose e osteoporose.

Dose sugerida: 400mg de Condroitina Sulfato duas ou três vezes ao dia, ou 1.200mg uma vez ao dia, junto com as principais refeições. Para promover a produção de cartilagem, a associação de Glucosamina, Manganês e Vitamina C à Condroitina tem sido utilizada. Quando o Sulfato de Condroitina é associado a Glucosamina Sulfato, normalmente a dose é de 1.500mg de Glucosamina mais 1.200mg de Condroitina.

Produtos Relacionados