Nossa pele reflete como está nossa saúde. Ter uma pele saudável significa ter hábitos de vida saudáveis. Não ingerir álcool em excesso, não fumar, praticar atividade física regularmente e ter uma dieta balanceada, irão influenciar positivamente na saúde, que se reflete na pele.

Juntamente com a adoção de bons hábitos, uma dieta balanceada, com nutrientes funcionais, pode ajudar a tratar e prevenir doenças. Os nutracêuticos podem auxiliar neste ponto. Eles são produtos farmacêuticos que concentram um ou mais nutrientes específicos. Eles podem ser apresentados em diversas formas, tais como cápsulas, suplementos ou dermocosméticos.

Nos tratamentos para pele, a administração de nutracêuticos contribuem para um melhor resultado. Por exemplo: os polivitamínicos e minerais, que incluem vitaminas e oligoelementos (micronutrientes, como os sais minerais), atuam como antioxidantes, agem em processos naturais das células e na hidratação da pele. Entre os principais, estão:

  • Vitamina A – reduz a produção de oleosidade na pele, ajudando a prevenir cravos e espinhas, e desacelera o envelhecimento.
  • Vitamina C – participa da formação da proteína colágeno, diminuindo o ressecamento e combate os efeitos dos raios ultravioletas na pele.
  • Vitamina D – atua na renovação celular e ajuda a suavizar linhas de expressão.
  • Vitamina E – ajuda a retardar o envelhecimento da pele por atuar como antioxidante,
  • Vitamina K – melhora a elasticidade da pele, pode suavizar olheiras e linhas de expressão.
  • Selênio – antioxidante, previne o envelhecimento, a acne e a celulite.
  • Zinco – evita o ressecamento da pele e, juntamente com a vitamina A, atua no crescimento dos cabelos. Também é utilizado para tratar acne.

Outra família de nutracêuticos são os carotenoides, pigmentos que conferem cores amarela, laranja ou vermelha a plantas, algas e fungos. São encontrados em uma grande variedade de alimentos, como cenoura, beterraba, pimentão, mamão, manga, caqui, etc.

Alguns carotenoides são especialmente eficazes na manutenção da saúde da pele por agirem como antioxidantes, retardando o envelhecimento, prevenindo manchas e combatendo os danos da exposição ao sol. Alguns exemplos:

  • Betacaroteno – combate os radicais livres e ajuda a preservar o colágeno, aumentando a elasticidade e a tonicidade da derme. Também atua na formação da melanina, proteína responsável pela pigmentação e pela proteção contra os raios solares.
  • Licopeno – combate ao envelhecimento e fotoproteção.
  • Luteína – além de prevenir doenças oculares, a luteína ajuda a proteger a pele contra a luz visível.
  • Astaxantina – é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório que também ajuda a suavizar rugas e oferece forte proteção contra danos dos raios ultravioletas.

O Silicio Orgânico também é um componente importante na síntese de colágeno e elastina. Sua absorção, através da dieta, reduz a partir dos 30 anos, sendo interessante suplementar este mineral. Por auxiliar na produção de colágeno, tem ação redensificadora e preenchedora de rugas, conferindo firmeza e sustentação para a pele. Ele é comercializado sob diferentes formas com nomes diferentes, como Exsynutriment®, Nutricolin® ou SilicioMax®.

Outro exemplo de nutracêutico poderoso para uma pele saudável é o Picnogenol, cada vez mais utilizado como complemento tópico ou oral aos tratamentos antienvelhecimento. Rico em flavonoides, o picnogenol combate os radicais livres e previne manchas na pele, sendo utilizado como tratamento auxiliar do melasma, já que combate a produção excessiva de melanina.

Vale ressaltar que os nutracêuticos não substituem uma dieta balanceada, apenas devem suplementar o que pode estar deficiente no organismo. O uso desses nutracêuticos deve ter acompanhamento do médico dermatologista, uma vez que os excessos no organismo humano podem ser prejudiciais.

 

 

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

clear formSubmit