Quando falamos em beleza e saúde, a pele tem papel fundamental e por isso devemos ter cuidados especiais e constantes com o maior órgão do nosso corpo. Manter a pele saudável passa por mantê-la limpa, hidratada e protegida.

Para isso, opte por produtos de qualidade escolhidos para combinar seu tipo e/ou problema específico de pele. Desta forma você estará protegida de influências externas prejudiciais, tais como o sol, clima quente e frio ou poluição do ar. Eles também podem ajudar a acalmar a pele irritada, restaurar sua condição saudável e prevenir o desenvolvimento de doenças de pele. Confira alguns cuidados que devem fazer parte da sua rotina diária:

Abuse do filtro solar

Pouco importa se tem sol, use sempre ainda que ele não apareça. Aplique no rosto, mãos, colo e pescoço, que também sofre os efeitos nocivos provocados pelos raios UVA.

Aposte na limpeza facial

Os produtos de uso corporal costumam ser abrasivos e podem ressecar, por isso não são indicados para a pele do rosto. Como a ideia é evitar a secura, escolha sabonetes – em barra ou líquidos – próprios para a face. O importante é que o pH seja baixo, caso dos sabonetes líquidos ou dos de glicerina em barra.

Hidratação o ano todo

Caiu a temperatura? Pouco importa, continue caprichando na hidratação, pois a pele produz menos sebo e resseca. Use formulações com lactato de amônia, silicone, ceramidas ou manteigas de karité e andiroba.

Esfoliação renovadora

O procedimento elimina as células mortas e remove as impurezas que entopem os poros, o que facilita a penetração dos cremes de tratamento, tornando-os mais eficientes. Peles mais maduras só precisam de uma esfoliação facial a cada sete ou 15 dias, as oleosas podem passar pelo processo todos os dias desde que o seu esfoliante seja suave. No corpo, uma aplicação semanal é perfeita.

Alimentação saudável

Vegetais em geral reinam entre os alimentos mais ricos em vitaminas, sais minerais e fitoquímicos – todos amigos das células do organismo. Comer peixes, como salmão, atum e sardinha, garante a cota de selênio, grande arma contra o envelhecimento.

Afaste o estresse

Relaxe sempre que possível, seja pegando uma praia, ouvindo música ou dormindo bem. Bombardeado pelas tensões diárias, o organismo faz as glândulas sebáceas secretarem maior quantidade de óleo do que o necessário para a proteção dos tecidos. E a gordura é a matéria-prima da doença inflamatória.

Beba bastante água

Ingerir os recomendados 2 litros (ou oito copos) por dia significa, literalmente, lavar seu corpo por dentro. Esse banho interno elimina grande parte das impurezas que dificulta a chegada dos nutrientes às células, inclusive às da pele.

Exercício físico

Escolha o tratamento anti-idade que quiser, mas não abra mão de um dos mais eficientes: atividade física. Exercícios melhoram a circulação, entregam nutrientes às células e ajudam a produzir colágeno (fibra de sustentação).

Cuidados dia e noite

Sob a luz do sol, aposte na dupla filtro solar + hidratante para cuidar do rosto. Antes de dormir, ativos anti-idade, como ácido retinóico, e nutritivo.

 

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

clear formSubmit